Como era e como ficou a paisagem carioca

Como carioca, sempre imaginei qual teria sido o impacto sentido no peito pelos primeiros exploradores portugueses quando adentraram a Baía de Guanabara, no início do século XVI. Em 01 de janeiro de 1502, o que experimentou Gaspar de Lemos, comandante da expedição, quando deu o bordo derradeiro para chegar à terra firme?

Em 2000, finalmente tive a oportunidade de visualizar a paisagem com que se deparou na exposição  Paisagem Carioca, realizada no MAM (Museu de Arte Moderna). Um dos seus melhores momentos era uma animação em telão que mostrava a visão do mar de quem passava o Pão de Açúcar e penetrava a baía por águas límpidas, até se confrontar com intocadas praias e algumas das montanhas mais belas e verdes do mundo. A emoção não deve ter sido muito diferente daquela dos astronautas chegando à Lua, com a diferença que essa nave alcançava um pouso quente, cheio de vida.

A exposição já terminou há dez anos, mas acabo de descobrir o Evolução Urbana, um site excelente feito pelo Instituto Pereira Passos, órgão de planejamento e pesquisa do município do Rio de Janeiro, que, também através de animações, mostra a ocupação da cidade desde o seu início, isto é, pré-ocupação moderna, até os dias de hoje. Além disso, traz textos narrando a história dos marcos abordados.

Cada filminho mostra a evolução de um lugar. Clique em Maracanã ou Marina da Glória e se surpreenda ao ver como era a região antes de ser coberta de concreto. Veja a cidade surgir com toda a sua potência que dia a dia esmaga a natureza a sua volta e que fez as construções levarem, sem merecerem, o título de cidade maravilhosa, pois essa qualidade era anterior aos monstrengos que construímos.