Projetos e Ações


O Vidágua é protagonista de diversos projetos importantes, selando parcerias com diversas entidades públicas e privadas.

Núcleo Pró-Tietê
Um dos primeiros projetos do Vidágua, em uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o Vidágua coordenou este projeto de educação ambiental na região de Bauru. Realizado com crianças do ensino fundamental, o núcleo consistia em coletar e detectar a qualidade da água do rio, além de levantar os problemas da poluição e possíveis soluções.

Respira Bauru
A instituição analisou a qualidade do ar na cidade e confeccionou mapas sobre as condições do ar, a fim de levantar os pontos críticos de poluição para identificar as causas e estudar soluções, como arborização adequada e rodízio de veículos.

Código Ambiental de Bauru
Instituído em fevereiro de 1999 pela lei municipal 4362, o código foi elaborado pelo Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) em parceria com órgãos públicos, universidades e com o Vidágua - em 1996, época da elaboração do código, o instituto estava à frente da presidência do Comdema. A lei regulamenta as ações do poder público municipal e a sua relação com a coletividade na recuperação e controle do meio ambiente.

Mãos à Obra
Coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em 1997, o projeto teve o objetivo de expandir a educação ambiental na cidade. O Vidágua percorreu as escolas de Bauru e região, distribuindo kits com materiais didáticos elaborados pelo projeto para explicar e ampliar a defesa ambiental na cidade.

O rádio como instrumento de Educação Ambiental
O Instituto Ambiental Vidágua produz, em parceria com a rádio Unesp FM (105,7 MHZ em Bauru), o programa radiofônico ATITUDE, que aborda as principais temáticas ambientais de forma interativa, lúdica e explicativa. Já foram abordados temas como educação ambiental, água, lixo e vegetação. O programa é veiculado todas às segundas, quartas e sextas-feiras às 9h30; 14h30 e 21h30

Estratégias para conservação do Cerrado Paulista a partir da Mobilização da Sociedade Civil
Na tentativa de mobilizar a sociedade para preservação dos remanescentes de Cerrado no Estado de São Paulo, o Vidágua desenvolveu, através do PPP (Programa de Pequenos Projetos) do GEF (Fundo Mundial para o Meio Ambiente) do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), um projeto para criar estratégias e integrar a sociedade civil na luta pela conservação deste ecossistema. Resta apenas 1% de vegetação nativa no Estado.

Foram efetuadas três ações principais: o cadastramento das ONGs que trabalham com o Cerrado, identificando os projetos realizados neste bioma; o fortalecimento da Rede Cerrado no Estado e um workshop para definição de estratégias e ações para conservação do ecossistema, com a avaliação das demandas existentes e criação de um Plano de Ação. Também foi realizado um curso de capacitação para jornalistas sobre o tema Cerrado, buscando mudar o enfoque dado ao meio ambiente pela mídia e colocar o ecossistema em pauta.

Vidágua&Floresta e a Restauração Florestal
O Instituto desenvolve projetos de recomposição florestal, através do plantio de espécies nativas em áreas degradadas. A própria instituição produz mudas nos Viveiros da sede em Bauru/SP e no Vale do Ribeira, visando também a mitigação do Aquecimento Global, e proporcionando a participação direta dos cidadãos em ações ambientais. Em breve novo site VidÁgua&Floresta no ar!


Desenhando a Lei
Conscientização em desenhos: a ideia do “Desenhando a Lei” surgiu a partir da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Bauru em 2002, durante a III Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMAB) e ganhou corpo no ano seguinte. O objetivo do projeto é entrar em contato com as futuras gerações e despertar a cidadania nas crianças tratando de temas como meio ambiente, cidadania e responsabilidade ambiental. Em 2008, o Instituto Ambiental Vidágua começou a fazer parte do projeto e em parceria com a OAB e a Secretaria Municipal de Educação tem levado Alice e seus desenhos para escolas para promover a conscientização.

Confira outros projetos do Vidágua nos links abaixo!


www.prea.org.br


Observando o Ribeira www.sosribeira.org.br/projetos/ribeira/

Cílios do Ribeira www.ciliosdoribeira.org.br

Meros do Brasil www.merosdobrasil.org

Da Mobilização à Floresta www.vidagua.org.br/damobilizacaoafloresta

AV CRUZEIRO DO SUL, 26-40
JD CAROLINA - BAURU
17032-000
14 3281-2633(Vidágua)
Email: contatovidagua@gmail.com